"Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça"
Esse era o lema de jovens brasileiros que criaram o cinema novo. Eles queriam um cinema que mostrasse a realidade brasileira, de uma forma barata e criativa, filmavam em cenários bem comuns no Rio de Janeiro, como por exemplo o Corcovado, o Maracanã e as favelas. Durante o Cinema Novo, no Brasil estava implantada a ditadura, por isso, muitos dos filmes criados foram censurados na época. Dentre os mais importantes nomes do Cinema Novo, estão Glauber Rocha (autor de "Deus e o Diabo na Terra do Sol") e Nelson Pereira dos Santos (autor de "Vidas Secas"). Tais filmes marcaram uma "nova era" no cinema nacional.
Autoras: Isadora Arantes e Thamires Marques
5 comentários:
Esse ideal do movimento é ótimo, considero que deveria ser um dos ideais até hoje para o cinema mundial.
Eu achei engraçado aqueles videos em preto-e-branco, mas é uma pena que nós não tenhamos tanto contato em sala de aula com coisas assim, esse movimentos. Por isso deveríamos poder escolher quais disciplinas estudar já no Ensino Médio para se aprofundar no que gostamos. Muito mais divertido.
Acho que a idéia de interação entre platéia e filme pode ser considerada o 3D de hj.... procura aproximar as pessoas do filme. É uma ideia genial.
Com certeza esse novo modo de filmar trouxe BASTANTE novidade, só que com o contexto de ditadura os filmes tinham que ser editados e alguns passaram a não fazer muito sentido com certas cenas eram cortadas no cinema e as consequências nós vemos um pouco até hoje,que são os comentários negativos do filme brasileiro.
Concordo com a Marcelli. Deveríamos poder escolher quais matérias estudar no Ensino Médio, seria muito mais legal, rs. E realmente, hoje ainda ouvimos falar muito mal do cinema brasileiro por causa daquela época, mas devemos também premiá-lo pelos filmes mais recentes que se tornaram um sucesso!
Postar um comentário