O livro “A Revolução dos bichos” é um dos grandes clássicos da literatura mundial que foi escrito por George Orwell. Este pequeno livro satírico ataca o modelo soviético sob a ditadura de Stalin, fazendo um retrato muito fiel, através de bichos, do que ocorre de fato na tentativa de implantar o comunismo na Ex-URSS. Pois como na Ex-URSS, os ideais igualitários foram aos poucos sendo corrompidos pela própria ganância humana, que já é e sempre foi uma característica mais marcante no ser humano do que a razão, sendo a ultima um virtude que nos segrega de outros animais. Esse acontecimento fica claro num trecho no final do livro: “As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco e de um porco para um homem outra vez; mas já era impossível distinguir quem era homem, quem era porco.”
Será que toda vez que homem tenta progredir ou fugir do sistema que ele se encontra ele não consegue por causa de seus defeitos? Ou progride de forma quase que imperceptível? Ou será que o homem nunca quis realmente mudar e que as revoluções nunca tiveram cunhos revolucionários de verdade? Ou as mesmas sempre foram para beneficiar um grupo que através manipulação dos mais “fracos” conseguiram chegar ao poder?
Autor: Antonio
5 comentários:
Creio que a frase "Dê ao homem poder para que saibam quem ele realmente é" não só caracteriza uma das "dicas" que podemos deduzir da história narrada no livro "Revolução dos Bichos" como também se aplica fortemente aos dias atuais; na política, no emprego e até mesmo nas "amizades" e família.
[Karine R. Candido]
Realmente essa frase tem total relação com o livro e atualidade, já que no momento que as pessoas, que antes não tinham "poder" ganham, elas mostram como são de verdade. Isso até uma das discussões em sala sobre política: Muita das vezes reclamam dos políticos corruptos que roubam tudo que podem, mas será que se você estivesse no lugar dele não faria o mesmo?
O poder lhe dá poder, né. Vivamos com isso. Na nossa visão, achamos que podemos melhorar o mundo, mas se tivéssemos poder para isso, creio que atenderíamos primeiro aos nossos objetivos.
O tema abordado fazia analogia a Revolução Russa, isso é um fato, porém esse tema é constante quando falamos de sociedade, já que quando um pessoa tem o poder em mãos aí sim percebemos quem ela é realmente .
E além dessa frase polêmica, a foto é um tanto forte também né?
Postar um comentário