A onda hippie foi um movimento de contracultura que surgiu nos anos 1960 nos EUA, mas chegou com força total aqui no Brasil por volta da década de 70. Os hippies pregavam bastante o anticonsumimo, a valorização da natureza, a liberdade e eram contra todo e qualquer tipo de guerra, característica que originou a famosa frase “Paz e amor”, que todos nós conhecemos.
simbolo hippie
Por aqui, artistas como Os Mutantes, Secos e Molhados e Raul Seixas foram os principais representantes desse ideal, que apesar de ter perdido força no início dos anos 90, deixou raízes até os dias de hoje, com suas roupas excêntricas e gírias bem usadas, falou?
Particularmente, eu achei bem legal fazer esse trabalho, porque eu sempre ouvi falar sobre os hippies, mas nunca soube das razões e características do movimento, e essa foi uma ótima oportunidade de descobrir, além de que foi uma oportunidade de ver a música de Raul Seixas de um jeito diferente também, porque eu nunca tinha prestado atenção nas letras dele.
E vocês, que fizeram ou não o trabalho, o que acharam?
Autora: Anna Caroline.
Autora: Anna Caroline.
10 comentários:
Estudando sobre os "hippies" vemos que vários tabus e preconceitos sobre eles são quebrados. Vemos que a maioria das "diversidades" são ocorridas através dos "choques" de culturas. Se os julgarmos de forma negativa, nada os impedem de fazerem o mesmo conosco. A discriminação contra pessoas que gostam e ou se mostram defensores dos ideiais dos "hippies" e ou adotam parte da cultura deles ainda é bastante forte. Mas, se temos diferenças de opiniões, vestimentas e costumes dentro da nossa própria casa e muitas vezes aceitamos isso, por que não aceitar tal movimento?
olha tem a ver com o trabalho de vocês... Não li tudo ainda porque preciso raciocinar com calma, mas achei interessante e aprofundado = http://historia.abril.com.br/cultura/houve-vez-verao-amor-537157.shtml
O meu trabalho =)! Gostei muito de faze-lo valeu apena perder dias e + um Domingo! Concordo Rc depois que começamos a pesquisar descobrimos e quebramos as ideias erradas que tínhamos deles! Sobre o " Pavor do Banho" rsrsrs. Esse exemplo que você deu é realmente muito bom, tudo ser humano tem hábitos, costumes diferentes e não é por isso que devemos isolamos ou recrimina-los. Outra tema que discutimos muito em sala: Se eu discordo com tudo que você faz não necessariamente eu preciso "aceitar", mas tenho que aprender a conviver!
EU ACREDITO QUE O MOVIMENTO RIPPIE ABRIU CAMINHO PARA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO E SE HOJE TEMOS ESSA "LIBERDADE" TÃO AFLORADA DEVEMOS A ELES!
KARINE SILVA.
A forma pela qual o tema foi abordado no trabalho em sala de aula foi ótima . Parabéns ao grupo .
Sério.....,se não me engano quem tem pavor de banho são os grunges.... Sempre vi os hippies como pessoas extremamente calmas, o que poderia nos levar a equivocada opinião de que usavam 'dorgas' mano. Mas aprecio a idéia de liberdade, paz e amor deles.
É, eu também tinha exatamente essa "visão" dos hippies, pessoas que não tomam banho e usam drogas (por isso são calmas).
verdade Kathleen, foi muito legaal! Lembra deles falando "ninguem merece fazer o trabalho daquela chata!" rs muito engraçado!
A forma como o grupo abordou o tema foi muuuito legal , ficou descontraído e fez com que a turma pudesse se divertir aprendendo . Como já disseram,eu também tinha uma visão errada sobre eles , achava que os hippies só ficavam nessa de ' paz e amor' , mas descobri que foi bem além disso :D
Postar um comentário