Jovem Guarda


            A Jovem Guarda teve início em 1965 com o programa de nome “Jovem Guarda” exibido pela TV Record. Foi um movimento sem intenções políticas que influenciou, entre outras coisas, a vestimenta, o comportamento das pessoas e o estilo musical da época, agradando a qualquer faixa etária, apesar de ter obtido mais sucesso com a juventude.
         Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa eram os apresentadores do programa que junto a Celly Campelo, Eduardo Araújo, Ronnie Von, Paulo Sérgio, Wanderley Cardoso, Rosemary, Demétrius, entre outros, formaram o grupo de artistas mais destacados no movimento. A Jovem Guarda teve seu fim em 1970, após o programa ter saído do ar.

Autora: Karine Carrilho.

7 comentários:

Antonio disse...

POxa que legal nem sabia que teve inicio num programa, pensei que tivesse começado como os outros do "nada". Nunca escutei falar dos outros em azul. Acredito eu que o mais importante movimento tenha sido esse, pois era o único que eu sabia que tinha feito alguma influencia no Brasil, pois tem certa repercussão até os dias de hoje pelas musicas, principalmente.

Nanda disse...

Celly Campelo. *-*
"Oh cúpido vê se deixa em paz...bla blah blah"

Adooro.
Concordo com Antonio, mas ainda acho que eles são conhecidos pelo passado e não pelo que são hoje. Até pq hoje, quem dá atenção a eles é o público de antes, pq se formos ver agora, as bandas famosaas são Restart e Cine/lixos coloridos.

Vaneza disse...

Gente, hoje nós chamamos o Cine e Restart de lixo coloridos, só que esses movimentos musicais antigos também foram criticados, quem sabe daqui uns anos nossos filhos vão estar fazendo trabalhos escolares sobre os coloridos ? rs

' Juuh disse...

Concordo com a Fernanda , esses artistas são mais conhecidos pelo passado ,hoje não são tão valorizados porque atualmente qualquer um que escreve uma música faz sucesso . Esses ídolos deixaram um marco na história , tanto que hoje é difícil conhecer alguém que não cante pelo menos uma música do Roberto Carlos , por exemplo ! (:

Isadora disse...

Infelizmente isso que a Vaneza falou é verdade. Mas espero que não aconteça, só se eles melhorarem e muito o conteúdo da música deles. Porque pelo menos o movimento na época foi criticado, mas hoje reconhecemos esses cantores pela música deles, o que não podemos fazer no futuro com o Restart, por exemplo.

Blog Literário disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nanda Araújo disse...

Eu acho que pode até ser que aconteça o que a Vaneza falou, mas esses lixos coloridos não iniciaram um movimento. Não defenderam com unhas e garras e apesar de tudo, muita gente gosta deles. Esses movimentos que falamos abalaram o mundo. Muita gente foi exilada e calada; não havia o direito de abrir a boca, até pq já era ditadura! Os coloridos só são tão famosos pq usam uma calça telettubies, nada que nos convença de que é algo produtivo e realmente cultural. Mas aí vem a pergunta: o que é realmente cultura?

Postar um comentário